22 de mar. de 2013

Curiosidades - As 10 maiores rivalidades entre montadoras



Fla - Flu? Palmeiras vs Cortinthians? Gre-nal? Atle-tiba? No mundo automotivo também existem seus clássicos  com torcida fanática e tudo. Vamos conhecer um pouco cada uma delas.


10 - FIAT VS Volkswagen


Abrindo o top 10, temos essa rivalidade, considerada uma das maiores do mercado brasileiro. Se na Europa e EUA ela não é tao forte, aqui no brasil temos verdadeiras brigas para defende-las, principalmente em fóruns da internet.

De um lado, temos a marca do povo, que tem o carro mais vendido ha mais 20 anos, e de outro, a italianíssima FIAT, que se não tem o carro mais vendido, é a marca que mais vende carros novos no brasil.

Essa rivalidade surge ainda nos anos 70, quando a FIAT estreia por aqui com seu pequeno 147, um carro que conquistou o mercado e brigou de igual com o Fusca, que ate então reinava sozinho. O tempo foi passando, e a rivalidade foi aumentando, quando uma montadora lançava um carro, a outra logo tratava de apresentar seu concorrente. Exemplos não faltam, como Gol VS Uno, Saveiro VS Strada, Uno Turbo VS Gol GTI, Santana VS Tempra, etc.


9 - Opel VS Volkswagen



Essa rivalidade é muito forte na Europa, e aqui no Brasil também estava presente, sendo que a Opel era representada pela Chevrolet, porem atualmente ela já não existe mais aqui, pois a GMB adotou uma estrategia diferente, vendendo carros coreanos ou desenvolvidos aqui. Mas la na Europa ela ainda é muito disputada, e isso vem desde muito tempo.

As origens ainda estão no surgimento da VW, quando o governo alemão na época da Segunda Guerra queria criar um carro popular para o povo alemão  que fosse barato, resistente e que levasse uma família com relativo conforto. A Opel apresentou seu projeto, o Kadett, mas Hilter preferiu o projeto de Ferdinand Porsche, que viria a se tornar o Fusca, e assim nascia a VW, e junto com ela, essa rivalidade.

Hoje, as marcas brigam ferozmente por cada segmento, desde populares, ate sedans de luxo. Corsa VS Polo, Golf VS Astra, Passat VS Insignia, Tiguan VS Antara (o nosso Captiva).


8 - Ford VS Renault


Essa rivalidade tem uma historia peculiar, pois no passado as duas empresas eram parceiras. Bom, na verdade não diretamente, mas elas tinham uma parceira em comum, a Willys. O Corcel, nasceu de um projeto Willys, que tambem originou o Renault R12.

Porem, atualmente, as marcas brigam pela quarta posição no ranking, tendo em 2 crossovers, as suas maiores armas para essa disputa. A Ford, que se vê cada vez mais ameaçada pela Renault, esta investindo em novos produtos, alinhados com a Europa, para atrair clientes, enquanto a Renault aposta nos romenos como opção de carros simples, confiáveis e baratos.


7 - Mitsubishi VS Subaru


Essa rivalidade tem origens na terra. Ambas as marcas brigam ano a ano no WRC, e seus carros fizeram fama mundo afora. De um lado Lancer Evolution, de outro Subaru Impreza WRX STI. Se nas pistas a disputa é grande, nas ruas ela também se reflete, sendo quase impossível dizer qual deles é melhor.


6 - Toyota VS Honda



Aqui a disputa é forte, principalmente no mercado americano e japonês, mas no Brasil não deixa de ser quente. As duas montadoras sempre seguem seus atos, e isso faz com que a disputa seja mais parelha.
Quer um exemplo? Civic VS Corolla. Mas tambem nao podemos deixar de mencionar Camry VS Accord, Fit VS Yaris, claro, como não esquecer do clássico NSX VS Supra?


5 - GM VS Toyota


Aqui a briga era pra ver quem liderava o mercado mundial. Antes da crise a briga era parelha, e as duas se esforçavam como podiam para chegar a tao sonhada liderança. Mas a crise chegou, fez a GM vender varias de suas marcas, quase pedir falência, e tendo que pedir ajuda ao governo, enquanto a Toyota seguia liderando, e vendo uma outra rival aparecer, a Volkswagen. Mas mesmo assim, a rivalidade entre Toyota e GM continua.


4 - Ford VS Chevrolet


Essa disputa mexe com o coração de todo o mundo. Seja nos EUA, ou no Brasil, quem nunca discutiu pra ver quem era melhor? As disputas são muito acirradas, e vem desde o inicio do seculo XX. Aqui, vimos brigas entre Chevette e Corcel, Opala VS Maverick, e la, brigas ainda mais fortes, como Mustang VS Camaro e Impala VS Galaxie. Temos ainda brigas para conquistar a policia, como Caprice VS Crown Victoria, e ainda entre suas outras marcas, como Pontiac VS Mercury e Cadillac VS Lincoln. Sem duvida uma briga que abrange muito mais do que simples montadoras, mas sim uma legião de fãs.


3 - BMW VS Audi VS Mercedes


Aqui a briga não é entre duas, mas sim entre três montadoras. A ''santa trindade'', como é chamada, mexe com o coração de qualquer um, sendo muito difícil pra qualquer um dizer qual é a melhor, sendo necessário recorrer a emoção como critério de escolha, e mesmo assim ainda restara alguma duvida.

As três simplesmente fazem carros fantásticos, como não esquecer da BMW M5 dos anos 90, com seus ''angel eyes'', ou do Audi RS2 Avant com mecânica Porsche, ou ainda da Mercedes SL ''asas de gaivota''?

Esses são apenas exemplos do que essas montadoras podem fazer, se eu fosse escrever todos os clássicos  teria que dedicar um post inteiro para eles. O mais legal é que a disputa não se resume apenas aos fãs, mas também das próprias montadoras. Quer um exemplo, procure no google sobre as diversas propagandas que elas fazem, atacando as rivais, e essas, ao invés de processar, como ocorre no Brasil, simplesmente respondem a altura, com outra propaganda.


2 - Ferrari VS Porsche



Essa disputa é mítica, envolve duas culturas, dois povos, e dois sonhos. Não tem muito o que falar, apenas admirar, babar, feito criança. F40 ou 959? essa é praticamente uma pergunta retorica, e quem se atrever a tentar responder, pode acabar num hospício. Alem dessa, temos ainda 911 VS 458 Itália  Panamera VS FF. Enfim, como eu disse, não tem muito o que falar.


1 - Ferrari VS Lamborghini


Para fechar esse top 10 com chave de ouro, temos essa rivalidade que simplesmente divide o mundo automotivo. Essa rivalidade é tao forte, que Volkswagen e Fiat, daquela rivalidade que mencionei la no começo, estão presentes aqui, simplesmente para ganhar o coração dos fãs, e consequentemente, o mercado, já que ela exerce muita influencia. A Volkswagen conta com a Lamborghini, e a FIAT tem a Ferrari no seu time.

Mas essa rivalidade vai muito mais alem do que disputa de mercado, ela é ideológica, e por isso é a primeira da lista. Ela começa com o inicio da Lamborghini, ou podemos dizer que a Lamborghini que começa por conta dessa rivalidade?

Diz a lenda que Ferrucio Lamborghini, o criador da marca, tinha uma fabrica de tratores, e era muito rico. Ele era fã da Ferrari, e era proprietário de uma. Ate ai tudo bem, mais um milionário que tem uma Ferrari. O problema é que sua Ferrari começou a dar problemas, e ele foi ate o Sr. Enzo Ferrari para reclamar desse problema, e pedir uma solução. Como Enzo tinha um temperamento forte, e não admitia que seus carros podiam dar problemas, o Sr. Lamborghini simplesmente foi mal atendido, e revoltado com isso, ele jurou a Enzo que faria um carro melhor que a Ferrari, mais confortável, e igualmente rápido. Resultado: vemos nascer uma lendária fabricante, e uma lendária rivalidade.

E ai, de qual lado você esta? qual a rivalidade mais marcante para você  se faltou alguma, podem colocar nos comentários.




2 comentários:

  1. meu time é a Ferrari, mas tbm gosto juito da Lamborghini. Gostei da historia de como começou a rivalidade

    ResponderExcluir