21 de mar. de 2013

Novo Projeto - Ford New Capri



O Ford Fiesta tem um visual bastante arrojado, mas falta algo nele, que nem a versão ST pode dar. Por outro lado, a Ford não tem um coupé abaixo do Mustang, então unindo o útil ao agradável, eis o New Capri.


O New Capri era o carro que estava faltando a Ford, que ve Scirocco, Veloster e cia. fazendo sucesso, e sem poder dar uma resposta a altura. Seu único esportivo, o Mustang é maior que eles, e muito americano para o mercado europeu, que não curte muito banheiras V8 (não que eu não goste, pelo contrario).

Usando a base do Fiesta Sedan, fiz esse esportivo, de tamanho pequeno-médio para inglês nenhum botar defeito (entenderam o trocadilho? o capri original era inglês...ah, esquece.). Seria vendido em versões que vão de um simples 1.6 com 110 cv, ate a poderosa versão RS, com motor 2.0 ecoboost capaz de entregar 250 cv, com opções de cambio automático e manual, ambos de 6 marchas.


Seu visual é bastante agressivo, inspirado no conceito Verve, porem com desenho alterado para ficar ainda mais agressivo. Com 4 lugares (2 adultos e 2 crianças). Na frente, seu desenho agressivo é uma adaptação do conceito Verve, que também deu origem ao New Fiesta, porem com identidade própria. A lateral, cheia de vincos, remete movimento, seguindo a filosofia Kinetic.


Atras, inspiração no Novo Fusion, e também no próprio New Fiesta Sedan, porem com desenho mais esportivo, graças as suas lanternas cromadas e estreitas.

No interior, nada muito novo, seguindo a receita de seu irmão New Fiesta.



A escolha do nome:

Estava na duvida em que nome colocar. Pensei em Fiesta Coupé  mas achei muito obvio, e sem sal. Depois pensei em Puma, já que a antiga versão coupé do Fiesta tinha esse nome, mas preferi não utilizar, para não ser confundido com o esportivo nacional homônimo. Ate Escort eu havia pensado, pois inicialmente, não queria fazer um coupé  mas sim um carro todo novo com a base do Fiesta, e chama-lo de Escort, porem como não consegui fazer algo parecido com o Escort, decidi dar outro rumo ao projeto.

Então, decidi usar Capri, que era um nome forte e tradicional na Ford. 

Para quem não sabe, Capri foi um esportivo que fez sucesso na Europa, principalmente no Reino Unido, onde era chamado de ''Mustang Europeu''. Teve 3 gerações, sendo que a que eu mais gosto é a terceira. Tinha um visual bonito e esportivo, mas pecou por ter um desempenho muito fraco para um esportivo, algo que foi corrigido tarde demais. Abaixo, uma imagem do Ford Capri III.




Nenhum comentário:

Postar um comentário