19 de mar. de 2013

Highlanders do Brasil - VW Gol 1000


Estou começando uma nova serie no blog, o Highlanders do Brasil. Essa serie é sobre modelos nacionais antigos, que já saíram de linha, mas que numa realidade alternativa, ainda seriam produzidos, com pequenas atualizações  a exemplo de Mille e Classic. E o primeiro modelo da serie não podia ser outro: o Gol quadrado!!!

Descontinuado em 1994, com a chegada da segunda geração, a versão quadrada do Gol passaria por diversas atualizações ao longo dos anos, para manter-se jovem, e brigar pelo segmento dos populares. Minha intenção foi de mostrar apenas a versão mais recente por enquanto, mas quem sabe posso fazer as versões passadas. E quero deixar bem claro, que o objetivo não foi deixar o Gol quadrado mais bonito, apenas fazer uma proposta de como ele seria caso ainda fosse fabricado.

Seu visual foi profundamente alterado para se adaptar aos anos 2010, mas basicamente é o Gol quadrado que todos conhecem. Vendido em versão unica, a ''1000'', ele pode ser equipado com vários itens, mas de serie, vem apenas com o básico. Seu motor é o mesmo 1.0 do gol G5, assim como alguns componentes, como suspensão, que foram atualizados.

Na frente, a inspiração é o Jetta chines (sim, aquele de segunda geração que sofreu bizarras reestilizações), ou seja, segue o padrão atual da marca.


Na traseira, novamente a inspiração foi um carro chines, o Santana 3000, que é o nosso Santana reestilizado, que inclusive deixou de ser fabricado para ser substituído pelo New Santana, que inclusive deve chegar aqui.


O interior também foi atualizado para atender as normas de segurança, podendo inclusive receber airbags.

O Gol 1000 ocuparia a faixa de preco abaixo do futuro Up!, que deve chegar aqui daqui a alguns meses. Talvez uns 18.000, meu palpite mais otimista. Ainda bem que esse carro é só ficção, mas infelizmente ainda temos alguns casos parecidos, como o Gol G4, o Golf, Mille, Classic, todos projetos do seculo passado.

Bem pessoal, é isso ai, em breve outros modelos highlanders aqui no blog.

Um comentário:

  1. em uma realidade paralela que fossemos como Cuba, fechados comercialmente e tivessemos que montar nossos carros com peças que sobrassem de outros que ja estivem parados. Curioso mesmo isso.

    ResponderExcluir